Visualizações

Tecnologia do Blogger.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
depilaçao6
Os pêlos são formações córneas da epiderme, filiformes e flexíveis que recobrem toda a superfície do corpo, com exceção das palmas das mãos e das plantas dos pés, dos mamilos, e das mucosas labiais e genitais.
Possuem uma função protetora e termo-reguladora. Os pêlos são mais desenvolvidos em algumas regiões do corpo, onde tomam nomes especiais de acordo com a localização, como: cabelos, barba, cílios, sobrancelhas, pêlos axilares, pêlos púbicos. No homem são mais desenvolvidos na zona peitoral, na zona dorsal, nos braços e nas pernas.
Os pêlos estão implantados na derme, obliquamente à superfície epidérmica, e geralmente obedecem, para cada zona do corpo, os mesmos sentidos, formando sistemas chamados “correntes do pêlo”.
A sua espessura é a mais variada possível, desde alguns centésimos de milímetros, como na lanugem, até 0,30 mm na barba e nas sobrancelhas. A sua espessura também varia em função do tipo étnico, ou seja, nas raças (maior na raça negra, menos na amarela, e extremamente menos na branca).
Os pêlos, e de modo especial os cabelos, possuem cores diversas, desde o negro intenso, ao castanho, ao louro, ao ruivo e ao branco, sendo que o cabelo branco e o pêlo branco possuem duas causas distintas: no jovem é causado por falta de melanina e seus pigmentos derivados, o que ocasiona o albinismo; enquanto que no idoso a despigmentação é fisiológica.

ESTRUTURA DO PÊLO

Em cada pêlo distinguem-se duas partes: uma externa aparente que emerge da epiderme e que recebe o nome de TALO ou HASTE, e uma “interna” ou “invisível” que se insere até a derme e recebe o nome de RAIZ. A raiz do pêlo está localizada numa invaginação epidérmica denominada FOLÍCULO PILOSO. A parte inferior do folículo piloso é formada por uma bainha epitelial externa e uma bainha epitelial interna.
Esta última está ligada diretamente à epidermícula do pêlo, tendo a função de calçar o pêlo e proteger a sua zona germinativa. A extremidade profunda da raiz é mias larga e recebe o nome de BULBO. O bulbo é constituído de uma cavidade oca, onde se insere a PAPILA DÉRMICA que contém um sistema vascular e nervoso muito importante, responsável pela fisiologia do pêlo.

ETAPAS DA EVOLUÇÃO DO PELO

Os pêlos, atingindo um determinado comprimento, cessam de crescer, entretanto se forem cortados, tornarão a crescer com uma rapidez que varia segundo a região do corpo, e é sempre maior nos jovens e nos períodos quentes do ano.
Os pêlos são formações transitórias, porque a intervalos mais ou menos longos se renovam; assim, por exemplo, os cabelos, renovamse de dois a cinco anos, os cílios a cada três a cinco meses, etc...
O processo inicia-se com um espessamento das camadas externas da bainha externa (também chamada de bainha dérmica) do folículo piloso, enquanto a papila do pêlo vai evoluindo, desaparecem as divisões mitódicas (crescimento celular) nas células da matriz do pêlo; as células do bulbo do pêlo se corneificam, e este perde a formação côncava que possuía na base (pêlo em forma de clava); e a bainha da raiz é reabsorvida.
Enquanto o folículo piloso se encurta e o bulbo do pêlo se desloca para o exterior, a epiderme do folículo apresenta uma proliferação que se constituí num verdadeiro cilindro epitelial que preenche o espaço deixado entre o bulbo do pêlo e o fundo do folículo piloso, empurrando cada vez mais o pêlo para o exterior. È a fase TELÓGENA que se conclui com a queda do pêlo.
A fase ANÁGENA, ao invés, inicia-se com a regeneração de uma nova papila que, reproduzida em parte a custa da papila anterior, dá origem a um novo ciclo do pêlo. É na fase anágena que tanto o folículo quanto o pêlo atingem o seu comprimento normal e definitivo, sendo que nesta fase a atividade mitódica é muito intensa.
A fase CATÁGENA sucede-se anágena. Aparentemente a papila separa-se e retira-se gradativamente da matriz. O pêlo ainda se encontra preso às paredes do folículo e continua a ser sustentado por fontes secundárias de alimento. Porém a queda da papila inicia a degeneração da estrutura do folículo.
O período de tempo em que o pêlo permanece na fase catágena é muito breve. Além disso, somente uma pequena porcentagem de pêlos de uma determinada área é que estão na fase catágena.
Por vezes acontece que o folículo passa desta fase tão rapidamente que não a tempo do pêlo cair, e outro pêlo começa a sair da base do folículo. Temos neste caso, dois pêlos no mesmo folículo, um atingindo a fase telógena e outro iniciando a fase anágena. A fase catágena é, pois o período de “repouso”, e este tempo de duração varia de acordo com o tipo de pêlo e a natureza do indivíduo.

0 comentários:

Parceiros